Como fazer o correto descarte de resíduos nas obras?
Conheça os cuidados que você, engenheiro, precisa ter para garantir o correto descarte de resíduos
Você sabia que, conforme informações da ABRECON – Associação Brasileira para Reciclagem de RCD, o Brasil gera cerca de 84 milhões de metros cúbicos de resíduos de construção civil e demolição por ano?
Desse modo, é fundamental que você, como engenheiro, saiba como gerenciar corretamente os resíduos para realizar o seu descarte correto.
Assim, você assegura a proteção de seus funcionários, da população e da natureza de impactos ambientais, bem como garante o cumprimento da legislação, evitando problemas para a sua construtora ou para a sua empresa de engenharia.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A OMNIA pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Por isso, no artigo de hoje, vamos apresentar os cuidados que você precisa ter na hora do descarte de resíduos.
Confira!
Leia também:
- Segurança e Saúde no Trabalho – SST: engenheiro, atente-se para isso!
- Saiba tudo sobre o ASO para engenheiros!
- 5 dicas práticas para elaborar uma gestão financeira efetiva para engenheiro.
1. Separe os resíduos por tipo
Separar os resíduos que podem ser reaproveitados dos que devem ser destinados à reciclagem é o primeiro cuidado que você deve ter ao realizar o correto descarte de resíduos.
Conforme o artigo 3º da CONAMA nº 307/2022, os resíduos da construção civil deverão ser classificados da seguinte forma:
I – Classe A – são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como: tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento, argamassa, concreto, etc;
II – Classe B – são os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como: plásticos, papel, papelão, metais, vidros, madeiras e gesso;
III – Classe C – são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem ou recuperação;
IV – Classe “D”: são resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como tintas, solventes, óleos e outros ou aqueles contaminados ou prejudiciais à saúde oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros, bem como telhas e demais objetos e materiais que contenham amianto ou outros produtos nocivos à saúde.
Vale ressaltar que os resíduos de classe C e D deverão ser armazenados, transportados e destinados conforme as normas técnicas específicas.
2. Realize o correto manejo dos resíduos
Deve-se tomar as medidas corretas para separar, armazenar, transportar e tratar os resíduos. Conforme o artigo 10º da CONAMA, eles devem ser tratados da seguinte forma:
I – Classe A: deverão ser reutilizados ou reciclados na forma de agregados ou encaminhados a aterro de resíduos classe A de reservação de material para usos futuros
II – Classe B: deverão ser reutilizados, reciclados ou encaminhados a áreas de armazenamento temporário, sendo dispostos de modo a permitir a sua utilização ou reciclagem futura;
III – Classe C e Classe D: deverão ser armazenados, transportados e destinados em conformidade com as normas técnicas específicas.
3. Invista em equipamentos adequados
A fim de conseguir reaproveitar e fazer o correto descarte de resíduos, é fundamental contar com equipamentos específicos.
Com os devidos equipamentos, é possível utilizar restos de concreto, argamassa, telhas, cimento, cerâmica, gesso, madeiras etc. como insumo. Assim, são gerados blocos, calçamentos, pisos e contrapisos, tubos e tijolos.
4. Monitore a gestão de resíduos
Além de aplicar as práticas para realizar o correto descarte de resíduos, é fundamental monitorar a gestão de resíduos para verificar se essas práticas estão sendo de fato efetivas.
Por isso, é importante identificar se eles estão sendo corretamente direcionados para a reciclagem de acordo com sua classe, se estão sendo armazenados conforme as normas técnicas específicas etc.
Conte com apoio da OMNIA Consult!
Engenheiro, agora que você já conhece os cuidados que devem ser tomados para o correto descarte de resíduos, é importante que saiba que contar com uma contabilidade especializada na sua área de atuação pode trazer maior praticidade e eficiência para todo esse processo.
Afinal, enquanto os nossos especialistas cuidam de toda a rotina contábil, fiscal, societário e paralegal de sua empresa, você terá mais tempo e segurança para se dedicar à sua atividade principal e às medidas de segurança.
Sendo assim, não perca mais tempo e nos envie uma mensagem. Nós, da OMNIA Consult, podemos ajudar você!
CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM A CONTABILIDADE CERTA PARA ENGENHEIROS!