Para muitos profissionais, contabilidade é sinônimo de complexidade e burocracia, no entanto, após uma leitura rápida neste conteúdo, a sua visão sobre os serviços de contabilidade para profissional de TI pode mudar bastante.
Neste conteúdo, você vai descobrir como a contabilidade pode deixar de ser um sinônimo de burocracia, transformando-se em uma importante ferramenta para o sucesso dos seus negócios, seja como profissional autônomo ou pessoa jurídica.
Qual o papel da contabilidade para profissional de TI autônomo?
Você sabia que até mesmo aqueles que atuam como profissionais de TI autônomos precisam de contador?
O contador é o grande parceiro das pessoas físicas e jurídicas e ao contrário do que muitos pensam, a contabilidade atua como facilitadora, criando um canal de comunicação entre profissionais, empresas e o fisco.
A contabilidade para profissionais autônomos é uma importante aliada para evitar a temida malha fina da Receita Federal com suas multas e sanções.
Dentre as funções da contabilidade para profissional de TI, podemos destacar:
- Cadastro do profissional no CCM – Cadastro de Contribuintes Municipal;
- Preenchimento e transmissão da Declaração Anual de Imposto de Renda;
- Preenchimento do Carnê Leão e Livro Caixa;
- Cálculo e emissão da guia de Contribuição Previdenciária.
Você que atua como profissional autônomo, tem mantido todas as obrigatoriedades acima em dia? Caso não, você precisa procurar um contador e regularizar a sua situação o quanto antes.
O contador como aliado para redução de impostos
Profissional de TI, você sabia que a contabilidade pode contribuir para a redução significativa dos impostos que você paga atualmente?
Enquanto muitos acreditam que o profissional de contabilidade é um fiscal do governo e um simples emissor de guias, outros contam com o auxílio deste profissional para pagar menos impostos.
Você sabia que existe uma grande diferença entre o volume de impostos pagos pelos profissionais autônomos e pelas empresas de TI?
Em um primeiro momento, você pode acreditar que as empresas pagam mais impostos que os profissionais autônomos, no entanto, essa não é necessariamente uma afirmação verdadeira.
Profissionais que atuam na condição de autônomo, ou seja, como pessoa física, precisam contribuir com três impostos, são eles:
- IRPF – Imposto de Renda Pessoa Física;
- ISS – Imposto Sobre Serviços;
- Contribuição Previdenciária (INSS).
Enquanto isso, os profissionais de TI que contam com a assessoria de uma contabilidade especializada podem obter economia significativa de impostos ao abrir uma empresa.
Quem decide abrir uma empresa prestadora de serviços no Simples Nacional, por exemplo, pode iniciar o seu negócio com impostos que somam apenas 6% sobre o faturamento mensal.
Benefícios da contabilidade para profissionais de TI
Você já sabe que a contabilidade para profissionais de TI é uma grande aliada dos profissionais que desejam pagar menos impostos e manter suas obrigações em dia com o fisco.
No entanto, uma assessoria contábil especializada pode oferecer inúmeros outros benefícios, contribuindo para a formalização dos seus negócios.
Ao formalizar as suas atividades de TI, você poderá:
- Emitir notas fiscais;
- Fechar contrato com grandes empresas;
- Participar de licitações;
- Obter empréstimos e financiamentos;
- Contratar funcionários;
- Dentre outros benefícios.
Veja a contabilidade com bons olhos, ela pode ser o combustível para o seu crescimento!
Deseja saber mais e descobrir como a OMNIA Consult pode contribuir para a sua atividade profissional? Entre em contato conosco!