Entenda, de uma vez por todas, se você deve seguir como engenheiro PJ ou CLT
Antes de tomar a decisão sobre que tipo de trabalho você quer seguir, é importante entender as vantagens e as desvantagens de cada tipo de trabalho. Portanto, continue a leitura e conheça os prós e os contras para se tornar um engenheiro PJ ou CLT
A engenharia é um campo em que a concorrência é feroz e acirrada. Para se elevar acima da concorrência e garantir as melhores oportunidades de trabalho possíveis, é preciso tomar as decisões de carreira mais vantajosas.
Uma dessas decisões tem a ver com a forma como você vai trabalhar, se como PJ ou CLT.
É importante compreender as vantagens e as desvantagens de cada tipo de trabalho para que você possa tomar uma decisão informada e acertada.
Afinal, se você escolher o tipo de trabalho que mais lhe convém, poderá melhorar suas chances de garantir um ótimo trabalho e um futuro brilhante como engenheiro.
Pensando nisso, preparamos o artigo de hoje com tudo o que você precisa saber para escolher se deve seguir como engenheiro PJ ou CLT.
Confira!
PJ ou CLT? Entenda os conceitos!
-
Regime CLT
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo DECRETO-LEI Nº 5.452, de 1º de maio de 1943, pode ser entendida como uma relação de trabalho com vínculo empregatício entre o empregado e o empregador. Veja o que a CLT traz:
Art. 2º – Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
Art. 3º – Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
Em outras palavras, o regime CLT é o famoso trabalho com carteira assinada, o vínculo empregatício mais comum entre os brasileiros.
-
Regime PJ
Já como pessoa jurídica (PJ), você atua como uma empresa através de um CNPJ. Nesse caso, não se constitui um vínculo empregatício, mas a relação profissional ocorre por meio de um contrato de prestação de serviços no qual são estabelecidos todos os detalhes dos serviços que serão prestados, bem como as exigências, os prazos, os valores acordados etc.
Agora que você já entende o que significa cada conceito, é hora de entender qual regime de atuação escolher como engenheiro: PJ ou CLT.
Mas, antes, veja os artigos que separamos para você e que vão ajudar no desenvolvimento de suas atividades:
- 5 dicas práticas para elaborar uma gestão financeira efetiva para engenheiro;
- Orçamentos de engenharia: como fazer?
- Qual é o melhor regime tributário para engenheiros?
Engenheiro PJ ou CLT: qual regime de atuação escolher?
Ao atuar como engenheiro CLT, você terá será um funcionário de uma empresa, atuando com vínculo empregatício, sendo, portanto, regido pelas normas da CLT.
Dessa forma, você terá direitos como:
- Salário, hora extra, adicional noturno e insalubridade;
- Férias anuais remuneradas;
- 13º salário;
- Repouso semanal;
- Intervalo adequado entre as jornadas de trabalho;
- Direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
- Direito ao seguro-desemprego etc.
Por outro lado, deverá seguir uma rotina fixa, cumprindo um horário determinado e as ordens do seu superior.
Ao atuar como PJ, você será o seu próprio patrão e terá um horário mais flexível. Não terá os direitos trabalhistas citados acima, mas receberá um valor bem maior pelos seus serviços prestados, poderá prestar serviços para um maior número de clientes, expandindo o seu trabalho, sua cartela de clientes e adquirindo mais experiência e credibilidade.
Além disso, você poderá participar de licitações, abrir conta bancária como empresa, contratar funcionários etc.
Sabemos que se trata de uma decisão importante e que, por isso, deve ser tomada com cuidado e muito estudo.
Logo, não hesite em contar com o suporte de quem é especialista no seu setor de atuação para que possa lhe orientar e prestar o auxílio de que você precisa para crescer com segurança em sua profissão.
Faça a escolha certa com o suporte especializado da OMNIA Consult!
Nós, da OMNIA Consult, somos uma contabilidade especializada em engenheiros com mais de 20 anos de atuação no mercado.
Desse modo, podemos ajudar você a iniciar sua empresa de engenharia de forma segura, organizada e eficiente para que você consiga iniciar um negócio saudável e lucrativo.
Então, deixe as burocracias e os assuntos contábeis com quem entende do assunto e se dedique às atividades principais de sua empresa para que possamos trilhar o caminho do sucesso.
Aguardamos o seu contato!
CLIQUE AQUI PARA ABRIR SUA EMPRESA DE ENGENHARIA SEM COMPLICAÇÕES!