Descubra agora como fazer a folha de pagamento em sua empresa de TI
Confira o passo a passo de como fazer a folha de pagamento em sua empresa de TI
Sejamos francos: lidar da maneira correta com a folha de pagamento costuma ser um desafio para muitos gestores de empresas de TI.
Afinal, é fundamental cumprir as normas trabalhistas corretamente para evitar processos e problemas trabalhistas, além de garantir o correto pagamento dos salários dos seus funcionários.
Pensando nisso, preparamos o artigo de hoje com um passo a passo efetivo de como fazer a folha de pagamento em sua empresa de TI. Confira!
Veja também:
- Como conquistar clientes para seu negócio de TI;
- Emitir nota: como funciona para empresa de TI?
- Entenda o uso do pró-labore e da distribuição de lucros em sua empresa de TI.
1º passo – Controle as admissões e demissões
O primeiro passo é realizar o efetivo controle das admissões e demissões em sua empresa.
Assim, é possível evitar o pagamento de funcionários que não fazem mais parte do seu quadro de funcionários, além de evitar que você esqueça de adicionar os novos funcionários no sistema de folha de pagamento.
Afinal, essas situações podem gerar prejuízos para a empresa, além do desconforto na relação empregado-empregador, pois implicaria o atraso do pagamento do salário.
2º passo – Classifique as categorias de funcionários
As categorias de colaboradores são regulamentadas por convenções coletivas e apresentam especificações relacionadas aos direitos e benefícios, além das normas utilizadas como base para cálculo da folha de pagamento.
3º passo – Calcule as horas de trabalho
O cálculo correto das horas de trabalho dos seus funcionários é fundamental para evitar erros na folha de pagamento.
Portanto, analise minuciosamente a folha de ponto e identifique dados importantes, como:
- Horas trabalhadas;
- Faltas;
- Atestados médicos apresentados; e
- Horas extras.
Mas atenção: lembre-se de detalhar tudo na folha de pagamento!
4º passo – Informe os descontos corretamente
Para realizar uma folha de pagamento corretamente, é fundamental conhecer os encargos sociais e os seus descontos, como IRRF, INSS e contribuição sindical.
Também é importante verificar os benefícios concedidos, como plano de saúde e vale-transporte.
Outro ponto importante que deve ser informado é os valores referentes ao FGTS, mesmo que não seja descontado em folha.
5º passo – Utilize um sistema de folha de pagamento
Como profissional de TI, você sabe a importância de utilizar a tecnologia como aliada em seu ambiente de trabalho, não é mesmo?
Desse modo, automatizar o processo referente à folha de pagamento vai trazer maior segurança para a organização e controle de dados, bem como para realização dos cálculos devidos.
Dessa maneira, será possível reduzir erros e prejuízos financeiros, bem como problemas trabalhistas e descontentamento dos funcionários devido a erros na folha de pagamento.
Conte com a expertise da OMNIA Consult
Sabemos que administrar uma empresa de TI demanda muito tempo e dedicação, além disso, o gestor não tem tempo para dar conta de todos os setores da empresa com excelência.
Desse modo, a fim de que você tenha segurança de que está em conformidade com as normas trabalhistas, respeitando o que diz a CLT, é muito importante contar com o suporte de especialistas.
Nesse sentido, saiba que nós, da OMNIA Consult, somos uma contabilidade especializada para empresas de TI, e possuímos expertise nas áreas de RH e de departamento pessoal.
Isso significa que vamos cuidar de todo o processo que envolve a sua folha de pagamento, bem como os processos de admissão, afastamentos, alteração de cargos e salários, férias, rescisão, etc.
Portanto, entre em contato o quanto antes para contar com o nosso suporte especializado.
CLIQUE AQUI PARA GARANTIR A CONFORMIDADE TRABALHISTA DE SUA EMPRESA!