Tipos de CNPJ: entenda as diferenças e escolha o ideal
Confira o nosso artigo completo, conheça os diferentes tipos de CNPJ e escolha o ideal para o seu empreendimento
Existem diferentes tipos de CNPJ, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. Esse número identifica as empresas e outras organizações que possuem personalidade jurídica no Brasil.
Quando o empreendedor decide abrir uma empresa, uma das primeiras e principais escolhas é o tipo de CNPJ usado para constituir a empresa.
Mas, como garantir uma escolha precisa, não é mesmo? É isso que vamos falar neste artigo.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A OMNIA pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Então leia até o fim e faça uma escolha sábia!
O que são tipos de CNPJ?
Um tipo de CNPJ é uma categoria que define a natureza jurídica da empresa. Ele, portanto, é determinante para outras questões na empresa.
O porte empresarial, a forma de tributação e a estrutura societária de uma empresa, ou de uma organização, que possui personalidade jurídica no Brasil depende, em grande maioria, da forma jurídica que ela toma.
Com isso, fica claro que a escolha deve ser certeira, evitando equívocos que podem causar prejuízos financeiros e fiscais.
Separamos algumas dicas que irão te ajudar a abrir sua empresa
Conheça os principais tipos de CNPJ
Existem vários tipos de CNPJ disponíveis, eles são:
- MEI
- Empresário Individual
- Sociedade Limitada Unipessoal
- Sociedade Empresária Limitada
- Sociedade Simples
- Sociedade Anônima
Mas, nesse artigo vamos detalhar os principais tipos de CNPJ usados ao iniciar uma empresa.
MEI – Microempreendedor Individual
Em primeiro lugar, o MEI: tipo de CNPJ mais simples e acessível, destinado aos profissionais autônomos que trabalham por conta própria e faturam até R$81 mil por ano.
O MEI tem direito aos benefícios previdenciários, desde que pague mensalmente o valor fixo da DAS.
Essa modalidade é enquadrada no Simples Nacional, um regime tributário simplificado, que isenta o pagamento de impostos, pode ter no máximo um funcionário que receba um salário mínimo ou o piso da categoria.
EI – Empresa Individual
A EI, como o próprio nome já sugere, não possui sócios.
Na LEI, o patrimônio da pessoa física fica ligado ao da empresa. Dessa forma, se o negócio ficar com dívidas ou sofrer falência, usam-se os bens do proprietário para abater esses valores.
SLU – Sociedade Limitada Unipessoal
Com a SLU o empresário pode ser o único titular da totalidade do capital social. Diferente do EI, no SLU o patrimônio da pessoa física fica separado do da empresa.
Dessa forma, se o negócio ficar com dívidas ou sofrer falência, usa-se apenas os bens da empresa para abater esses valores.
LTDA – Sociedade Empresária Limitada
A LTDA é o tipo de CNPJ destinado às empresas que possuem dois ou mais sócios, que dividem o capital social em cotas proporcionais à sua participação na sociedade.
Esse tipo de empresa apresenta uma responsabilidade limitada, como o próprio nome diz, ou seja, os sócios não respondem com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa, exceto em casos de fraude ou má-fé.
A LTDA não tem limite de faturamento ou de número de funcionários.
Como escolher o tipo de CNPJ ideal para o seu negócio?
A escolha do tipo de CNPJ ideal para o seu negócio depende de vários fatores, e eles devem ser analisados com precisão.
Por isso, a abordagem mais indicada para uma escolha sábia, é o apoio de uma empresa especializada em serviço societário e paralegal.
Aqui na Omnia Consult oferecemos o apoio para a constituição da sua empresa e uma escolha certa e efetiva entre os tipos de CNPJ disponíveis.
CLIQUE AQUI PARA CONSTITUIR SUA EMPRESA EFETIVAMENTE!