4 Dicas de gestão financeira para escritórios de advocacia

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Nesse artigo você vai ver:

Precisando colocar a gestão financeira do seu escritório de advocacia em ordem? A Omnia Contabilidade pode ajudar você!

Nesse conteúdo, apresentamos 4 dicas de gestão financeira para colocar as contas em ordem no seu escritório. São dicas simples para colocar em prática agora mesmo e mudar o rumo das finanças, confira!

1.Mantenha controle sobre o fluxo de caixa

Seu escritório de advocacia faz uso de planilhas ou softwares destinados à gestão financeira? O primeiro passo para colocar as contas em ordem é a organização.

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É muito importante contar com ferramentas que permitam acompanhar o fluxo de caixa dos negócios, incluindo todas as entradas e saídas de recursos financeiros.

Escolha uma ferramenta apropriada e implemente rotinas internas para lançamento de todas as receitas e despesas no controle de fluxo de caixa do escritório de advocacia.

Um bom controle de fluxo de caixa será útil para:

  • Manter as finanças do escritório em dia;
  • Identificar clientes inadimplentes;
  • Realizar provisões para despesas futuras;
  • Garantir o equilíbrio entre receitas e despesas; e
  • Dentre outros benefícios.

2.Defina um pró-labore

Definir um pró-labore também é fundamental quando o assunto é a gestão financeira para escritórios de advocacia.

O pró-labore é a remuneração a ser retirada mensalmente pelo advogado e pelos sócios do escritório caso existam. Na prática, o pró-labore é uma espécie de remuneração mensal.

Muitos escritórios de advocacia enfrentam problemas financeiros por não definir um pró-labore, permitindo a retirada de recursos financeiros do caixa de forma indiscriminada e sem qualquer tipo de controle.

Para o equilíbrio financeiro dos negócios, é fundamental que cada sócio do tenha um pró-labore previamente definido e compatível com a capacidade de pagamento do escritório.

3.Defina uma reserva de emergência

Como medida de prevenção para garantia do equilíbrio financeiro do escritório de advocacia, é recomendada a definição de uma reserva de emergência.

Uma boa reserva de emergência deve garantir o pagamento de todas as despesas do escritório por um período de no mínimo 6 meses.

Essa reserva deve ser construída através da destinação mensal de um percentual dos lucros para uma aplicação de baixo risco e resgate rápido, como por exemplo, os títulos do Tesouro Nacional.

Em momentos de instabilidade, a reserva de emergência ajudará o escritório a manter as contas em dia, evitando o pagamento de juros por atraso ou a obtenção de crédito no mercado.

4.Conte com a assessoria de especialistas

Manter a gestão financeira de escritórios de advocacia em dia é fundamental para o sucesso dos negócios.

No entanto, sabemos que em meio a agenda cheia, pode ser difícil para um advogado reservar tempo para cuidar das finanças do seu escritório.

Se você conhece a importância da gestão financeira, mas não consegue colocá-la em prática, não se preocupe, conte com o apoio da Omnia Contabilidade.

Com mais de 10 anos de mercado, a Omnia oferece serviços completos em gestão financeira para empresas e escritórios de advocacia.

Confira alguns dos nossos serviços:

  • Controle de fluxo de caixa;
  • Conciliação bancária, orientação e realização;
  • Emissão de cobrança e controle de contas a pagar e a receber;
  • Apresentação de relatórios gerenciais;
  • Apoio na implantação de sistemas financeiros;
  • Revisão e implantação de processos e controles internos;
  • Desenvolvimento de relatórios gerenciais; e
  • Dentre outros serviços.

Para saber mais sobre os nossos serviços em gestão financeira para escritórios de advocacia, entre em contato conosco.

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