Blog

22 out 2021

Como fazer um fluxo de caixa sem complicações

Classifique nosso post [type]

Você sabe o que é e como fazer um fluxo de caixa? Manter a organização e uma boa gestão de fluxo de caixa é essencial para a saúde e o equilíbrio financeiro de toda e qualquer empresa.

No entanto, apesar da sua importância, o fluxo de caixa é na maior parte das vezes deixado de lado, sobretudo nas pequenas e médias empresas, o que pode ser um erro fatal para a lucratividade e até mesmo para a sobrevivência dos negócios.

Foi pensando nisso que a OMNIA Consult decidiu preparar este conteúdo. Aqui, você vai descobrir o que é e como fazer um fluxo de caixa sem complicações, vale a pena conferir!

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma das principais ferramentas para a gestão financeira empresarial, afinal, é através dele que as empresas controlam todas as movimentações, entradas e saídas de recursos.

Por meio desta ferramenta, os gestores podem tirar conclusões assertivas sobre a saúde financeira da empresa e até mesmo realizar previsões para posições futuras de fluxo de caixa.

Sendo assim, é possível não apenas garantir que haverá recursos em caixa para pagamento das obrigações em dia, como também verificar a viabilidade econômica para que a empresa assuma novos compromissos financeiros e realize investimentos.

Vantagens do fluxo de caixa para empresas

Você já sabe o que é fluxo de caixa, mas afinal, quais são as principais vantagens que este tipo de controle pode oferecer?

  • Auxilia os gestores na tomada de decisões importantes;
  • Evita o comprometimento de recursos com despesas não essenciais;
  • Garante o pagamento de fornecedores, funcionários e demais obrigações em dia;
  • Permite o planejamento de despesas e investimentos futuros;
  • Contribui para a manutenção da saúde financeira empresarial;
  • Dentre outros benefícios importantes.

Sua empresa ainda não conta com gestão e controle de fluxo de caixa? Confira no próximo tópico como fazer um fluxo de caixa sem complicações.

Como fazer um fluxo de caixa?

Montar e controlar um fluxo de caixa é muito simples, confira o passo a passo:

1.Para começar você precisará de um sistema de gestão financeira empresarial ou ao menos de uma planilha do Excel desenvolvida para essa finalidade;

2.Na sequência, será necessário registrar o saldo inicial do caixa da empresa;

3.Logo em seguida, comece a registrar todas as entradas e saídas de recursos;

4.Por fim, acompanhe com muita atenção a evolução do fluxo de caixa, evitando assumir despesas não compatíveis com os recursos disponíveis.

Dica de ouro: Não trabalhe apenas com a posição atual do seu fluxo de caixa, antes de assumir despesas importantes ou realizar investimentos, faça previsões que demonstrem o impacto das despesas no futuro.

Seguindo essa dica você evita surpresas e possíveis desequilíbrios de fluxo de caixa.

Agora que você já sabe o que é e como montar um fluxo de caixa sem complicações, coloque as nossas dicas em prática e garanta o equilíbrio e a saúde financeira da sua empresa.

Procurando apoio especializado para melhorar a gestão financeira do seu negócio? Conte com a OMNIA Consult, entre em contato conosco!

(11) 98886-9204

[email protected]