Blog

27 dez 2021

IR 2022: como declaram os profissionais de TI?

5/5 - (1 vote)

Conheça os cuidados para declarar seu IR 2022 da forma correta

No artigo que preparamos para você, vamos explicar o que é a Declaração de IR 2022 e o que fazer para enviá-la corretamente

A tributação é um tema que causa muitas dúvidas a empresários de diferentes segmentos.

Por conta disso, no artigo de hoje, vamos conversar especificamente sobre o Imposto de Renda.

Iremos tratar todas as questões referentes ao IR 2022, como quais são suas definições e suas principais declarações.

Sendo assim, continue conosco até o final e entenda como manter um bom relacionamento junto ao Fisco e evitar penalidades que vão além do pagamento de multas e juros.

E então, vamos lá?

O que é o Imposto de Renda?

O Imposto de Renda é um tributo cuja arrecadação é prevista em nossa Constituição Federal de 1988, em seu art. 153, inciso III, o qual traz que:

Art. 153. Compete à União instituir impostos sobre:

(…)

III – renda e proventos de qualquer natureza;

A Lei 5.172, de 25 de outubro de 1966, também conhecida como Código Tributário Nacional, dedica toda uma seção para tratar sobre o tributo, sendo que, em seu art. 43, ele nos traz o seguinte:

Art. 43. O imposto, de competência da União, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica:

     I – de renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos;

     II – de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acréscimos patrimoniais não compreendidos no inciso anterior.

Então, ele deve ser pago por pessoas físicas ou jurídicas que tenham obtido algum tipo de rendimento como, por exemplo:

  • Aluguéis;
  • Lucro;
  • Salário;
  • Rendimento de aplicações financeiras; entre outros.

Ele possui formas de cálculos que variam caso você, profissional de TI, esteja recolhendo o tributo como pessoa física (por exemplo, ao atuar como autônomo) ou jurídica.

Ainda, para que você entenda mais sobre como pode ser complexa a apuração do IR 2022, tratando-se de pessoas jurídicas, ele pode ser calculado de formas diferentes, dependendo do enquadramento tributário da entidade, sendo ele no Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional.

O que é a Declaração de IR 2022?

Nesse sentido, a apuração e pagamento do seu IR 2022 exige também o cumprimento de algumas obrigações paralelas, como o envio de declarações.

Por meio delas você presta contas ao Estado sobre aspectos relacionados ao cálculo e pagamento do tributo, sendo que as principais são:

Para empresas:

  • Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF);
  • Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF);
  • Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D, para empresas do Simples Nacional);
  • Escrituração Contábil Fiscal (ECF).

Para pessoas físicas

  • Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF 2022);

O não envio dessas declarações ou mesmo transmissão com dados incorretos expõem o seu empreendimento ao pagamento de multas, juros e várias outras sanções.

Quais cuidados ter ao transmitir sua declaração?

Nesse sentido, para que você evite problemas junto ao fisco ao preencher sua declaração, abaixo vão algumas dicas, a maioria delas vão servir tanto para pessoas físicas quanto jurídicas:

  • Mantenha seus relatórios sempre atualizados (essa é especialmente para empresas);
  • Organize sua documentação durante o ano, não deixe para última hora;
  • Assim que o programa for disponibilizado, providencie o preenchimento e transmissão, pois caso você se depare com algum problema ficará mais fácil corrigir;
  • Repasse todas as informações – pequenos erros, como acréscimo de apenas um zero a mais ou a menos, pode fazer com que você caia na malha fina;
  • Guarde tanto a declaração original quanto o recibo em um lugar seguro e de fácil acesso, eles podem ser úteis principalmente em caso de retificação;
  • Conte com os serviços de um profissional contábil, ele vai ajudar você na transmissão, definição de estratégias permitidas por lei para que você pague menos impostos e suporte para evitar erros no preenchimento.

Seguir esses conselhos vai ajudar você a evitar dores de cabeça ao enviar sua declaração de IR 2022.

OMNIA: suporte para lidar com a burocracia mais facilmente

Como vimos até aqui, o IR 2022 é um tributo que muitos profissionais de TI terão que pagar, bem como enviar a respectiva declaração.

Existem diferentes declarações as quais possuem dados sobre o imposto, em nosso artigo relacionamos algumas delas.

Ter uma boa organização dos documentos e contar com apoio especializado são estratégias que vão contribuir para evitar erros e problemas na transmissão dos seus arquivos para a Receita Federal.

Nesse sentido, nós, da OMNIA, podemos dar a você o suporte necessário para que a sua declaração seja transmitida da maneira correta e proporcionar a você mais tranquilidade e segurança nessa tarefa.

Converse agora mesmo com um de nossos profissionais, conheça os benefícios de contar com o nosso suporte.

Contratar um contador para me auxiliar a declarar meu IR!

Summary
IR 2022: como declaram os profissionais de TI?
Article Name
IR 2022: como declaram os profissionais de TI?
Description
Conheça os cuidados para declarar seu IR 2022 da forma correta. Leia o artigo em nosso blog e fique por dentro do assunto.
Author
Publisher Name
Omnia Consult
Publisher Logo