Blog

20 dez 2021

Engenheiro, entenda como fazer sua Declaração de IRPF 2022 da forma correta

5/5 - (1 vote)

Informações importantes que vão ajudar você a realizar sua Declaração de IRPF 2022 com mais facilidade

Entenda como transmitir a sua Declaração de IRPF 2022 da forma correta e evite problemas junto ao fisco!

Estamos no início de mais um ano e, junto a ele, muitas obrigações passam a fazer parte da nossa rotina; uma delas é a Declaração de IRPF 2022.

Sendo assim, para que você tenha mais segurança e tranquilidade ao transmitir o seu arquivo, em nosso artigo, vamos conversar sobre pontos importantes que devem ser considerados quando você, que é engenheiro, pensar em transmitir o seu informativo.

Continue com a gente até o final e entenda como evitar problemas junto ao fisco devido a irregularidades em sua Declaração de IRPF 2022.

E então, vamos lá?

O que é o Imposto de Renda Pessoa Física?

O Imposto de Renda Pessoa Física é um tributo que está instituído em nossa Constituição Federal de 1988, em seu artigo 153, inciso III.

Trata-se de um tributo que deve ser pago sempre que uma pessoa física ou jurídica auferir algum tipo de renda ou provento, como, por exemplo, obter receita com aluguel, lucro, salário, pró-labore etc.

Em nosso artigo, falaremos especificamente da declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, cujo prazo para transmissão costuma se encerrar no último dia útil de abril.

Porém, como estamos ainda muito no início do ano, a Receita Federal ainda não expediu Instrução Normativa com as especificações para transmissão da Declaração de IRRF 2022, logo as informações que trazemos em nosso artigo são com base na de 2021.

Quais cuidados ter ao enviar sua declaração IRPF 2022?

É necessário saber que enviar sua declaração requer atenção a alguns aspectos, pois o não atendimento ao que manda a legislação poderá expor você ao pagamento de multas, de juros ou mesmo a ter que responder a processos por conta de sonegação fiscal.

A primeira dica que damos é ter muito bem organizado o espaço que contém todos os documentos nos quais as informações estão registradas, isso é importante, inclusive, caso, no futuro, você tenha que prestar contas ao fisco sobre os dados transmitidos.

Também preste muita atenção ao alimentar os campos do formulário eletrônico, isso porque, ao preencher um campo inadequadamente, a Receita poderá entender que foi realizada alguma irregularidade, fazendo com que você tenha que prestar esclarecimentos à autoridade fiscal por ter caído na malha fina, sobre a qual vamos conversar no próximo tópico.

O que é a malha fina?

A malha fina consiste em um sistema utilizado pela Receita Federal para identificar irregularidades no envio de informações e no recolhimento de tributos.

Ele funciona por meio do cruzamento de informações enviadas ao Estado por seus diversos contribuintes.

Por exemplo, caso alguém preencha sua declaração de IRPF 2022 informando uma dedução de um determinado valor referente a serviços tomados de saúde, esses dados são confrontados com as informações enviadas por meio da DMED (Declaração de Serviços Médicos e de Saúde).

Caso seja identificado algum tipo de irregularidade, o contribuinte é chamado a prestar esclarecimentos junto à Receita Federal, podendo, inclusive, pagar multas.

O que fazer para evitar que você caia nela?

Ao preencher sua Declaração IRPF, é importante conhecer quais os campos corretos onde cada campo deverá ser preenchido em sua declaração; ainda, é preciso cuidado quanto à informação dos números ,pois uma vírgula fora do lugar pode fazer com que você caia na malha fina.

Nesse contexto, o ideal é contar com apoio de especialistas, como um profissional de contabilidade, pois ele poderá ajudar você não apenas no preenchimento da sua declaração, mas também esclarecerá estratégias permitidas pela lei que vão ajudar você a pagar menos tributos e a organizar melhor toda sua documentação.

Nós, da OMNIA, somos uma contabilidade especializada em engenheiros 

Como pudemos observar em nosso artigo, o Imposto de Renda é um tributo que deve ser pago por pessoas físicas ou jurídicas, mas cada um possui regras diferentes de apuração.

Nesse sentido, tratando-se de pessoa física, um aspecto muito importante diz respeito ao envio do IRPF 2022, cujas regras nesse momento ainda não foram definidas pela Receita, mas que devem ser seguidas rigorosamente ao serem emitidas pelo governo, evitando que você caia na malha fina.

Contar com apoio de um profissional contábil vai ajudar você a atender com mais tranquilidade o prazo para envio, além de fazer com que você possua o suporte necessário para que o sistema seja preenchido adequadamente.

Nós, da OMNIA, somos uma contabilidade especializada em engenheiros e podemos ajudar você nesse e em aspectos que vão contribuir para que você tenha um uso eficiente dos seus recursos.

Entre agora em contato com a gente, converse com um de nossos especialistas e conheça as vantagens de contar com os nossos serviços.

Contratar um profissional para me auxiliar a declarar meu IR 2022!

Summary
Engenheiro, entenda como fazer sua Declaração de IRPF 2022 da forma correta
Article Name
Engenheiro, entenda como fazer sua Declaração de IRPF 2022 da forma correta
Description
Informações importantes que vão ajudar você a realizar sua Declaração de IRPF 2022 com mais facilidade. Leia o post e saiba mais.
Author
Publisher Name
Omnia Consult
Publisher Logo