Blog

13 dez 2021

Precificação de serviços: como fazer em sua empresa de TI?

4.5/5 - (2 votes)

Tudo o que você precisa saber para realizar a precificação de serviços em sua empresa de TI

Entenda, de uma vez, como realizar a precificação de serviços em sua empresa de TI

Fazer a precificação de serviços é um desafio muito comum no dia a dia de gestores, e essa também costuma ser uma realidade vivenciada por muitos profissionais que atuam no ramo de TI.

Isso costuma acontecer devido à subjetividade existente em alguns aspectos que envolvem a prática, mas, no artigo de hoje, vamos ajudar você a fazê-la de maneira adequada,  evitando, inclusive, que sua empresa tenha prejuízos.

Sendo assim, continue com a gente até o final e faça uma ótima leitura!

O que realmente é a precificação de serviços de TI?

Podemos entender como precificação de serviços de TI todo o processo realizado para estabelecer seu preço de venda.

Sendo assim, é relevante que ele contemple desde a etapa de coleta de informações, o estabelecimento do valor que será cobrado, sendo interessante incluir até mesmo as análises sobre grau de satisfação e sobre a adesão dos clientes com os valores praticados.

Por que ela é importante?

Realizar a precificação de serviços em sua empresa de TI de forma criteriosa é importante, pois evita a adoção de números que possam trazer prejuízos ao seu negócio.

Isso pode acontecer quando ele é estabelecido de forma a não cobrir os custos e as despesas necessários às suas atividades, ou mesmo quando, por conta do valor praticado, seus clientes dão preferência aos seus concorrentes, fazendo com que o seu faturamento diminua.

Quais critérios adotar para que ela seja feita da forma correta?

Nesse contexto, a fim de que a precificação de serviços seja realizada da forma correta, o primeiro passo é conhecer os números do seu negócio.

Ou seja, é fundamental que você saiba quais são todas as despesas e os custos incorridos em cada tipo de serviço prestado; isso vai ajudar você a saber qual o valor mínimo que precisará ter de faturamento para evitar prejuízos.

Também é importante conhecer os preços praticados pelos seus concorrentes, mas lembre-se de que ele não deve ser considerado o único critério a ser usado no momento da precificação. Tal ação evita que você estabeleça um número que não esteja de acordo com a realidade do seu negócio.

Busque conhecer o perfil do seu cliente, estabeleça um nicho de mercado que você deverá atender, porque essa medida contribui para realizar a precificação de serviços em uma faixa que a renda do seu público alvo possa pagar.

De nada adianta realizar a precificação de serviços a valores baixíssimos se você não entrega qualidade. Mesmo negociando a valores altos, dependendo do seu público e do valor agregado ao que está sendo entregue, você poderá ter uma demanda suficiente para manter suas atividades no azul.

OMNIA: uma contabilidade especializada em empresas de TI que vai facilitar o seu dia a dia  

Como vimos, realizar a precificação de serviços adequados em sua empresa de TI é importante para evitar que você tenha prejuízos.

Para fazer isso da maneira correta, é essencial conhecer suas despesas, seus custos, preços praticados pelos seus concorrentes, seu perfil de clientes, bem como outros aspectos que podem impactar a aceitação dos seus serviços pelo consumidor.

Em tal cenário, contar com o apoio de um contador tornará essa tarefa mais fácil, e você terá suporte para fazer escolhas com níveis mais altos de acerto.

Nós, da OMNIA, somos uma contabilidade especializada em prestadores de serviços de TI e podemos ajudar você nessa tarefa.

Entre em contato com a gente, converse com um de nossos profissionais e conheça as vantagens de contar com os nossos serviços.

Contratar um profissional para me auxiliar a realizar uma precificação de serviços corretamente!

Summary
Precificação de serviços: como fazer em sua empresa de TI?
Article Name
Precificação de serviços: como fazer em sua empresa de TI?
Description
Tudo o que você precisa saber para realizar a precificação de serviços em sua empresa de TI. Leia nosso artigo e saiba mais.
Author
Publisher Name
Omnia Consult
Publisher Logo