Blog

21 jun 2021

3 dicas de gestão financeira para sua franquia

Classifique nosso post [type]

Você tem observado todos os cuidados e boas práticas necessárias quando o assunto é a  gestão financeira eficiente da sua franquia?

Segundo dados do IBGE, 6 em cada 10 empresas encerram suas operações, durante os 5 primeiros anos de atividade, ou seja, 60% das novas empresas, boa parte delas, por problemas relacionados à gestão financeira. 

O número é alarmante e tem chamado a atenção, pensando nisso, a Omnia Consult separou algumas dicas de gestão financeira que podem fazer a diferença para o sucesso da sua franquia. Não deixe de conferir!

1.Elabore um planejamento tributário para a franquia

Deixado de lado por boa parte das empresas, o planejamento tributário é uma ferramenta essencial para a eficiência de uma franquia.

Sabemos que a legislação tributária brasileira é complexa, o que exige do empreendedor em conjunto com a sua consultoria contábil algumas habilidades para estudar e definir o melhor regime tributário para o seu negócio.

A legislação tributária brasileira conta com três regimes tributários que podem ser aplicados a franquias, cada regime com alíquotas, regras de cálculo e benefícios fiscais diferentes. 

Sendo assim, é preciso conhecer a fundo a legislação e realizar cálculos, simulações e elaborar um planejamento tributário que aponte o melhor caminho a seguir.

Um  planejamento tributário devidamente estruturado pode garantir muita economia, maior competitividade e melhoria de aspectos relacionados à gestão financeira da sua franquia.

2.Separe as finanças pessoais das empresariais

Outra dica muito importante quando o assunto é a gestão financeira para franquias, diz respeito a divisão entre finanças pessoais e empresariais.

É importante que o empresário e franqueado reconheça que suas finanças pessoais não podem se confundir com as finanças da sua franquia.

É  necessário que haja uma separação clara entre o que são despesas e receitas empresariais e pessoais para que uma empresa tenha equilíbrio e sustentabilidade financeira para o crescimento da franquia.

O  correto é que o sócio ou proprietário tenha um pró-labore, ou seja, uma retirada mensal pré-fixada para suas despesas, não interferindo no caixa da empresa para fins pessoais.

3.Conheça as despesas e receitas da sua franquia

Por fim, é importante que o empresário responsável pela gestão de uma franquia, conheça de perto as receitas e despesas do seu negócio.

Acompanhar a movimentação de receitas e despesas é fundamental para a organização e gestão financeira da franquia, sobretudo para que o capital de giro do negócio mantenha-se sempre saudável e em equilíbrio.

Para acompanhar a movimentação financeira de receitas e despesas da sua franquia, você pode utilizar uma planilha em Excel ou um software de gestão, o importante é cuidar das finanças com a atenção e dedicação necessária para o crescimento dos negócios.

Conheça o Grupo Omnia

O Grupo Omnia Consult atua há mais de 10 anos nas áreas administrativa, auditoria, contábil, fiscal e Folha de Pagamento, para diversos segmentos.

Contamos com um time de especialistas preparados para oferecer as melhores práticas contábeis a sua empresa e contribuir para o crescimento dos seus negócios.

Para saber mais sobre os nossos serviços e conhecer a nossa estrutura, entre em contato conosco.