Blog

21 jun 2021

Os principais indicadores financeiros para empresas de tecnologia

Classifique nosso post [type]

Quais são os principais indicadores financeiros para empresas de tecnologia? Indicadores são peças chave para que gestores e empresários conheçam e monitorem o desempenho dos seus negócios.

Podemos afirmar que conhecer e monitorar o desempenho de um negócio por meio de seus indicadores financeiros é um caminho importante para tomada de decisões assertivas em favor do crescimento das empresas.

Na sequência, selecionamos os 7 principais indicadores financeiros para empresas de tecnologia, confira!

1.Faturamento

Sem dúvidas, um dos principais indicadores financeiros para empresas de tecnologia e também em qualquer outro tipo de atividade e negócios.

O indicador de faturamento apresenta o somatório total de receitas com a venda de produtos e/ou a prestação de serviços, auxiliando na elaboração de previsão de receitas e na avaliação do desempenho da empresa.

2.Lucro Líquido

O lucro líquido é um indicador que tem o objetivo de demonstrar o resultado obtido pela empresa após a subtração de todos os custos e despesas em determinado período.

Na prática, esse indicador soma todas as receitas de um período e na sequência, deduz todas as despesas, chegando ao resultado final, ou seja, ao lucro líquido, dinheiro que pode ser distribuído aos acionistas ou reaplicado na empresa.

3.Ponto de Equilíbrio

Por sua vez, o ponto de equilíbrio ou “break even” é um indicador que demonstra o ponto no qual a soma de receitas da empresa é igual ao somatório de custos.

Em síntese, podemos dizer que esse indicador visa demonstrar o volume mínimo de receitas para que uma empresa não fique no prejuízo.

4.Margem de Lucro

A margem de lucro ou margem de contribuição é o percentual  da receita que sobra após deduzidos os custos e as despesas. Ou seja, esse indicador mostra quanto uma empresa  tem de lucratividade em relação ao seu faturamento.. 

Peça fundamental da formação de preços, a margem de lucro deve garantir a cobertura de custos e despesas dos negócios e uma margem adicional para composição do lucro líquido.

5.Liquidez Corrente

O indicador de liquidez corrente demonstra a capacidade que uma empresa possui em arcar com seus compromissos no curto prazo. 

Conhecer esse tipo de indicador impede a contratação de dívidas e a realização de investimentos que não poderiam ser honrados por insuficiência de caixa.

A liquidez corrente é encontrada após a divisão entre Ativo Circulante e Passivo Circulante

6.EBITDA

Muito conhecido no mundo dos negócios, o EBITDA tem por objetivo demonstrar a capacidade de geração de caixa de uma empresa e a sua eficiência no mundo dos negócios.

A composição do EBITDA se dá pela receita descontada de despesas com juros, impostos, depreciação e amortização. Na prática, quanto mais alto o EBITDA, maior a eficiência de uma empresa e sua capacidade de crescimento.

7.ROI

O indicador de Retorno Sobre Investimento – ROI é utilizado para medir a capacidade que uma empresa possui de gerar retorno para seus acionistas e investidores.

O ROI leva em consideração os aportes financeiros recebidos pela empresa e os seus resultados para apresentar uma relação percentual que demonstra a eficiência da empresa em transformar recursos em resultados.

Deseja saber mais sobre indicadores financeiros para os seus negócios? 

Continue acompanhando o Blog da Grupo Omnia Consult ou se preferir, entre em contato conosco e conheça nossos serviços em BPO Financeiro.