Blog

09 nov 2021

Como lucrar com vídeos ou reels na internet

Classifique nosso post [type]

Não é novidade para ninguém de que muita gente utiliza as redes sociais como ferramenta de trabalho além da interação e diversão que elas proporcionam.

O que pouca gente sabe é como ganhar dinheiro utilizando suas publicações de vídeos ou reels, nas redes sociais.

Aplicativos como TikTok, Kwai e mais recentemente o Instagram, oferecem a possibilidade de monetizar os usuários através de seus vídeos ou reel (vídeos curtos de até 30 segundos). Mas como fazer para ganhar dinheiro com as publicações e conteúdos que o usuário desenvolve? E uma vez ganhando dinheiro, o que devo saber em relação a impostos devidos dessa renda extra?

Foi pensando nisso que a OMNIA Consult decidiu preparar este conteúdo. Aqui, você vai descobrir como fazer para ganhar dinheiro com vídeos ou reels na interrnet e principalmente como ficar tranquilo em relação aos impostos dessa renda extra, sem complicações, vale a pena conferir!

O que é um reels?

O Reels é um recurso do Instagram para gravar vídeos curtos. Com isso, a rede social aumentou o seu leque de possibilidades, indo além dos Stories e IGTV. Por tanto o reels é um vídeo curto produzido pelo próprio usuário.

Como fazer para ganhar dinheiro com vídeos ou reels?

Ganhar dinheiro com vídeos ou reels é muito simples, confira o passo a passo:

  1. Escolha a rede social (TikTok, Kwai ou Instagram) e se dedique a produzir conteúdos originais e de qualidade, a fim de conseguir fazer dela uma fonte de renda;
  2. Na sequência, crie uma conta na rede social e realize as configurações recomendadas por essa rede para a monetização (Pode ser através de envio dos convites, através dos desafios ou check-in diário, pode ser pelo volume de interação dos seus amigos pois após vincular o código, você e a pessoa convidada receberão uma pontuação que pode ser convertida em dinheiro);
  3. Habilite configurações especificas que possibilitem monetizar através de publicidade em seus vídeos.  Os vídeos ao vivo, também conhecidos como lives, é uma forma de também ganhar dinheiro com as redes sociais. Para conseguir participar é necessário ter um volume mais significativo (normalmente mais de mil) de seguidores. Durante a transmissão, os participantes podem doar rubis, prêmios ou outros tipos de doações on-line ao usuário, como se fosse uma gorjeta pela apresentação.
  4. Venda espaço publicitário, ou seja, faça o como as emissoras de rádio e televisão fazem para ganhar dinheiro. Receba pelos comerciais que passam entre uma e outra apresentação! A principal diferença entre uma propaganda na televisão e uma realizada por influenciadores é o valor para o anunciante. Por isso, cada vez mais marcas estão procurando pessoas que tenham um bom número de seguidores e engajamento para divulgar seus produtos.
  5. Tenha atenção aos temas e conteúdos que estejam em alta em outros vídeos ou reels. Observe tendencias de áudios, músicas, coreografias e dublagens que estão viralizando no momento que podem e devem ser usadas por você para alavancar sua publicação;

Dica de ouro: Acompanhe com muita atenção a evolução de suas publicações. Seja um usuário ativo nos aplicativos que escolher usar. Para isso além de publicar, assista vídeos, compartilhe, curta e comente. Afinal de contas dinheiro não é tudo e as redes sociais devem servir principalmente para sua diversão.

 Seguindo essas dicas você consegue ganhar dinheiro com as suas publicações nas redes sociais.

Veja abaixo como fazer para receber de fato o valor em sua conta:

Kwai:

Abra o seu perfil. Clique no ícone de uma moeda dourada com um “K”, no menu “Minha Conta”, selecione “Saldo”, depois selecione “Sacar” e marque a forma de saque cadastrada entre Pix ou transferência bancária. Os usuários podem fazer um saque por dia se atingirem o limite mínimo e, ganhar o dinheiro no Paypal, Pix e demais carteiras digitais mais tradicionais. Depois da solicitação, o dinheiro de verdade cai na conta indicada em até 3 dias.

TikTok:

Os usuários podem sacar o valor clicando na aba Perfil, no ícone com uma moeda, localizado no canto superior esquerdo. Veja o saldo na plataforma, prossiga para fazer o saque e selecione o valor em dinheiro. Pode escolher entre Pix, transferência bancária, conta do PagBank ou PayPal. Cada opção possui um prazo diferente para a conclusão.

Instagram:

O instagram permite que as pessoas possam fazer doações durante as transmissões ao vivo e as chamou de selos ou badges. O dinheiro que você ganhar nas suas transmissões ao vivo, os selos, ficará acumulado na sua conta de pagamento, será acompanhado da emissão de faturas e remessas no painel profissional e ao acessar as Configurações nas Ferramentas do aplicativo do Instagram. Você pode visualizar e baixar todas as faturas e remessas dos últimos dois a três meses.

Os pagamentos podem ser efetuados de um a sete dias úteis, a depender do seu banco.

Abaixo, veja uma tabela com estimativas de datas em que você pode receber a fatura e o pagamento em cada mês:

Bônus

Agora que você já sabe como fazer para ganhar o dinheiro com seus vídeos ou reels, precisa aprender um pouco a respeito da tributação destes valores que recebeu:

Ou seja, se está ganhando dinheiro com seus vídeos e isto se tornar algo significativo em sua renda mensal, deve ficar atento a tributação destes valores.

Em geral, os produtores de conteúdo na internet (Blogueiros, Vlogueiros ou Youtubers) pagam menos impostos quando estão formalizados como empresa, podendo até mesmo se cadastrarem no MEI (Micro Empreendedor Individual).

A tributação varia de acordo com a faixa de renda tanto para Pessoa Física quanto para Pessoa Jurídica. Ou seja, dependendo do valor que ganhar haverá uma tributação que terá que pagar para o governo.

Se o dinheiro for ganho através da pessoa física, você deverá preencher mensalmente o “Carnê-Leão”, apurar o IR devido e recolher este imposto mediante DARF.

Caso você opte em concentrar o valor em uma empresa, há necessidade de se inscrever no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e realizar a opção de escolher um dos 3 tipos de regimes tributários existentes, sendo eles:

Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Realizando assim o recolhimento de impostos, como PIS, Cofins, IRPJ e CSLL.

Fontes:

https://dcomercio.com.br/categoria/negocios/como-ganhar-dinheiro-com-o-reels-do-instagram

https://canaltech.com.br/redes-sociais/como-ganhar-dinheiro-tiktok/

https://www.seudinheiro.com/2021/patrocinado/empiricus/uma-maquina-de-fazer-dinheiro-onde-o-principal-ativo-e-o-engajamento-saiba-como-lucrar-com-instagram-e-alcancar-uma-renda-de-mais-de-r-116-mil-por-mes-com-essa-rede-social-brdlcv011/

Procurando apoio especializado para melhorar a gestão financeira e tributária do seu negócio? Conte com a OMNIA Consult, entre em contato conosco!