Quais são os principais indicadores financeiros para empresas de tecnologia? Indicadores são peças chave para que gestores e empresários conheçam e monitorem o desempenho dos seus negócios.
Podemos afirmar que conhecer e monitorar o desempenho de um negócio por meio de seus indicadores financeiros é um caminho importante para tomada de decisões assertivas em favor do crescimento das empresas.
Na sequência, selecionamos os 7 principais indicadores financeiros para empresas de tecnologia, confira!
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A OMNIA pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
1.Faturamento
Sem dúvidas, um dos principais indicadores financeiros para empresas de tecnologia e também em qualquer outro tipo de atividade e negócios.
O indicador de faturamento apresenta o somatório total de receitas com a venda de produtos e/ou a prestação de serviços, auxiliando na elaboração de previsão de receitas e na avaliação do desempenho da empresa.
2.Lucro Líquido
O lucro líquido é um indicador que tem o objetivo de demonstrar o resultado obtido pela empresa após a subtração de todos os custos e despesas em determinado período.
Na prática, esse indicador soma todas as receitas de um período e na sequência, deduz todas as despesas, chegando ao resultado final, ou seja, ao lucro líquido, dinheiro que pode ser distribuído aos acionistas ou reaplicado na empresa.
3.Ponto de Equilíbrio
Por sua vez, o ponto de equilíbrio ou “break even” é um indicador que demonstra o ponto no qual a soma de receitas da empresa é igual ao somatório de custos.
Em síntese, podemos dizer que esse indicador visa demonstrar o volume mínimo de receitas para que uma empresa não fique no prejuízo.
4.Margem de Lucro
A margem de lucro ou margem de contribuição é o percentual da receita que sobra após deduzidos os custos e as despesas. Ou seja, esse indicador mostra quanto uma empresa tem de lucratividade em relação ao seu faturamento..
Peça fundamental da formação de preços, a margem de lucro deve garantir a cobertura de custos e despesas dos negócios e uma margem adicional para composição do lucro líquido.
5.Liquidez Corrente
O indicador de liquidez corrente demonstra a capacidade que uma empresa possui em arcar com seus compromissos no curto prazo.
Conhecer esse tipo de indicador impede a contratação de dívidas e a realização de investimentos que não poderiam ser honrados por insuficiência de caixa.
A liquidez corrente é encontrada após a divisão entre Ativo Circulante e Passivo Circulante
6.EBITDA
Muito conhecido no mundo dos negócios, o EBITDA tem por objetivo demonstrar a capacidade de geração de caixa de uma empresa e a sua eficiência no mundo dos negócios.
A composição do EBITDA se dá pela receita descontada de despesas com juros, impostos, depreciação e amortização. Na prática, quanto mais alto o EBITDA, maior a eficiência de uma empresa e sua capacidade de crescimento.
7.ROI
O indicador de Retorno Sobre Investimento – ROI é utilizado para medir a capacidade que uma empresa possui de gerar retorno para seus acionistas e investidores.
O ROI leva em consideração os aportes financeiros recebidos pela empresa e os seus resultados para apresentar uma relação percentual que demonstra a eficiência da empresa em transformar recursos em resultados.
Deseja saber mais sobre indicadores financeiros para os seus negócios?
Continue acompanhando o Blog da Grupo Omnia Consult ou se preferir, entre em contato conosco e conheça nossos serviços em BPO Financeiro.